O final do mês de julho ditou o início de um novo desafio para o Agrupamento de Escolas Rio Arade: a promoção da sua internacionalização e a concretização dos objetivos previstos para o Programa Erasmus +, Ensino Escolar KA101.
De 18 a 24 de julho de 2021, duas docentes deslocaram-se à Islândia para participar no curso Smart Teachers Play More, e envolveram-se de forma muito positiva nas atividades desenvolvidas, algumas delas no exterior, promotoras do movimento, do jogo, da ativação sensorial, da escuta ativa e da meditação, bem como planificaram e adaptaram atividades à realidade escolar e níveis de escolaridade dos alunos através da visão orientadora do curso. O curso proporcionou igualmente o conhecimento do sistema educativo do país anfitrião, uma visita a escola, o saber adquirido na deslocação a locais incontornáveis na Islândia e o convívio e partilha efetuados com os colegas de outros países. A este pequeno passo dado pelas docentes participantes outros se seguirão que contribuirão para a conquista de vertentes norteadoras do Projeto, tão importantes como a promoção do sucesso escolar através do desenvolvimento e operacionalização de estratégias eficazes e a sensibilização para a importância da diversidade cultural e linguística.
De 19 a 24 de julho, quatro professores do AERA frequentaram, na capital da Finlândia, Helsínquia, uma ação de formação Erasmus+ subordinada ao tema «Digital Classroom: Using ICT in Education». A formação teve como objetivo o desenvolvimento de competências dos docentes na área das TIC. O evento integra-se na estratégia de internacionalização do agrupamento e na concretização do PADDE da escola (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas). Os professores, provenientes de diferentes áreas de formação e níveis de ensino, puderam adquirir algumas competências ao nível de jogos e aplicações informáticas (Padlet, Quizziz, Mok, Megafon 3 Activity Book, Gimkit e Educandy) que permitem construir materiais digitais de aprendizagem e de avaliação nas respetivas áreas disciplinares. Durante a formação foram abordadas temáticas que permitem, também, o desenvolvimento do ensino híbrido: Google Classroom e eTwinning. Os docentes ainda visitaram três espaços de referência mundial: a Helsinki Central Library Oodi, um local de experimentação de conceitos para a biblioteca do futuro que tem sido alvo de interesse por profissionais das bibliotecas de todo o mundo, a escola de Mankka na localidade de Espoo, onde tiveram oportunidade de conhecer um pouco do sistema educativo finlandês e a ilha de Suomenlinna, Património Cultural da UNESCO.
Comentários